miércoles, 7 de octubre de 2009

Metro Leve (Metro Ligero) - Brasilia

Donación Gato_Félix

Implantação do Metrô Leve de Brasília
(03/12/2007 - 09:53)

Em audiência pública, realizada dia 04 de dezembro, no auditório do Metrô-DF, em Águas Claras, o GDF discutiu com representantes da comunidade e de órgãos públicos, professores universitários e empresários, o projeto de implantação do sistema de Metrô Leve de Brasília, ligação Aeroporto-Avenida W3.

Até 2010 será entregue a primeira etapa do novo sistema de transportes de Brasília. O Metrô Leve, como é chamado, partirá do Terminal Asa Sul e cortará a via W3 Sul e chegará até a altura da 502 Norte. Esta é uma das três partes previstas na linha 1 do projeto que integra um conjunto de medidas desenvolvidas pelo GDF para revitalizar a W3.

O trajeto completo ligará o Aeroporto Internacional Juscelino Kubtschek ao Terminal da Asa Norte e deverá ficar pronto em 2014, ano da Copa do Mundo. As obras da primeira fase começam no primeiro semestre do ano que vem, sob administração da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal.

Até abril de 2008, o Metrô-DF conclui o Projeto Básico de Engenharia, documento que subsidiará as demais etapas de implementação do projeto. Para o período de 2008, foram liberados R$ 70 milhões.

Recursos

Calculados em R$ 512 milhões, os recursos necessários para a fase inicial virão do GDF, do Tesouro e de empréstimos obtidos para financiar o empreendimento. No momento, o Governo busca parceria com parceiros interessados em investir no “bonde moderno”. A Agência Francesa de Desenvolvimento é um deles. Outra opção é o BNDES.

Energia limpa

O metrô leve utiliza energia elétrica, o que contribui para a redução de emissão de gases poluentes e de ruídos sonoros. Na maior parte da via, a eletricidade virá de postes e fios. Na área entre a 502 Sul e a 502 Norte, a energia passará pelos trilhos, conforme exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que vem discutindo paulatinamente o projeto.

Redução de carros

A via W3 Sul, uma das mais movimentadas da cidade, recebe 60 mil carros de passeio por dia e 800 ônibus. Cerca de 150 linhas de ônibus percorrem a W3 Sul. O Metrô Leve deverá transportar entre 15 e 18 mil passageiros/hora, nos dois sentidos.

Impacto

A exemplo do Metrô-DF, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal espera que pelo menos 30% dos motoristas deixem seus carros em casa e passem a utilizar o novo sistema, que é rápido, pontual, limpo, confortável e seguro.

Revitalização

A idéia é interferir o mínimo possível na paisagem da via W3. As alterações levarão mais vida a parte central de Brasília e mais conforto para os pedestres. Um novo impulso no comércio local será conseqüência das mudanças. A grande novidade é uma grande praça a ser construída entre o Setor Comercial Sul e o Pátio Brasil, e o Setor Comercial Norte e o Brasília Shopping, que propiciará o encontro entre as pessoas.

Percurso

Linha 1

Trecho 1: Aeroporto - Terminal Asa Sul

Trecho 2: Terminal Asa Sul - 502 Norte (prioritário)

Trecho 3: 502 Norte – Terminal da Asa Norte

Linha 2

Eixo Monumental

Raio X

Velocidade máxima: 70km/h

Velocidade comercial: 30km/h

Capacidade (por veículo): 570 passageiros

Capacidade total diária: 120 mil passageiros

Tempo de espera nas paradas: de três a quatro minutos

Previsão de pontos de parada: de duas em duas quadras

Custo estimado (trecho prioritário): R$ 512 milhões ($300 millones)

Valor da passagem: será o mesmo do ônibus

Impacto no trânsito: 30% menos carros na via W3 Sul

Informações

Coordenação de Comunicação Social do Metrô-DF: 3353 7077 / 7083

GDF























Los metros ligeros siguen su boom mundial y ahora en sudamerica ...ojala se animen pronto en el Perú asi ya tienen un ejemplo cercano donde pueden ir a verlo







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